16 setembro 2007

J.Cid demonstrou porque «nasceu para a música»

As «slot machines» estiveram paradas, a roleta nem arrancou e não se jogou Blackjack. Poderia dizer-se que a noite esteve fraca no Casino Estoril, mas a verdade é que as atenções estavam voltadas para o átrio principal, onde José Cid & Big Band reviveram quarenta anos de sucesso da carreira do cantor.

Aquele que se auto-intitula «mãe» do rock português (Rui Veloso é o pai) mostrou porque é um dos artistas portugueses com maior sucesso. O teclista e compositor que já editou 36 álbuns demonstrou ainda, que para além da ligação ao rock, também tem um grau de «parentesco» com o fado, o jazz e a música tradicional.

Perante uma chuva de aplausos de centenas de pessoas que lotavam o átrio por completo, José Cid ocupou o lugar no piano e abriu a actuação com alguns dos seus hits mais famosos. «Cai Neve em Nova York», «20 Anos» e «Nasci para a música» foram o rastilho inicial que incendiou um ambiente, só por si já escaldante. As pessoas dançaram, pularam e, sempre em coro, deram ainda uma maior dimensão ao espectáculo.

Tempo depois para uma brincadeira com o guitarrista Mike Sergeant, um dos elementos da Big Band. Sergeant é responsável pela composição do famoso tema «Amanhã de Manhã», brilhantemente intepretado pelas Doce, e José Cid quis tirar a limpo quem seria o melhor compositor. Interpretou o tema de Sergeant e a reacção do público não se fez esperar, entoando cada verso da popular canção. A "batalha" parecia estar perdida, mas Cid tinha um trunfo na manga e respondeu com «A Cabana junto à Praia», que conseguiu superar o hit das Doce, no que diz respeito à manifestação vocal do público.

Público pediu «Favas com Chouriço»

A noite estava perfeita mas o público tinha uma exigência e não desistiu enquanto não foi cumprida. Queriam «favas com chouriço», ou melhor, que Cid cantasse o famoso tema «A Pouco e Pouco». Pediram, gritaram e até chegaram a cantar em coro, o que «obrigou» José Cid a acrescentar o tema ao alinhamento, o que não estava originalmente previsto, para delirio da plateia. Foi, sem dúvida, um dos grandes momentos da noite e centenas de vozes completamente em delírio acompanharam o cantor .

O cantor que, lançou recentemente o Best Of «Pop Rock e Vice-versa», recordou depois durante o concerto algumas das músicas que o marcaram no início da carreira. O clássico «A Lenda d'El Rei D.Sebastião, o principal tema do Quarteto 1111 do qual foi vocalista, «Rock Rural», «Ontem, Hoje e Amanhã» e «Canta-me um Blues» foram algumas das canções tiradas do baú.

O espectáculo aproximava-se do final mas entre críticas «aos senhores que fazem a guerra e estragam o ambiente» e elogios à banda que o acompanhava, José Cid tirou da cartola a canção «Sonhador», um poema escrito pela sua filha.

E demonstrou ainda a sua versatilidade como artista ao interpretar o tema «Portuguese Boys», do álbum «José Cid» de 1989, em inglês. Seguiu-se «Como um Macaco gosta de Banana», a nova versão do álbum «Pop Rock e Vice-versa», e o público voltou a acompanhar fielmente o cantor.

Para finalizar estava previsto um encore com as canções «O melhor tempo da minha vida», «20 anos» e «Nasci Para a Música» mas o energético pedido do público para José Cid ficar em palco teve resultados positivos. O cantor realizou um segundo encore com as canções «Vem Viver a Vida, Amor», um cover de «La Luna e El Toro», um original de Los Centellas, terminando com «Um Grande, Grande Amor».

Foi a muito custo que o cantor conseguiu sair do palco perante pedidos insistentes para que ficasse, mas José Cid disse mesmo «Addio, adieu, Aufwiedersehen, goodbye».

@iol música

Etiquetas: , , ,


Comments:
foi uma noite FANTÁSTICA!!!!
Mas contráriamente ao que foi escrito, o José Cid NUNCA tem alinhamento, toca e canta o que sente que o público quer ouvir... por isso, não estáva nada planeado para os encores.... mas de qualquer forma... obrigada pelas sugestões!!!!!
 
parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?